Netflix finalmente transmite jogos em nuvem também

O primeiro teste de jogos em nuvem da Netflix anuncia a chegada da verdadeira Netflix dos jogos.

Lá vem a Netflix chegando com uma novidade quentíssima: a partir de segunda-feira, um pessoal sortudo lá no Canadá e no Reino Unido que é assinante vai poder tirar a sorte grande e experimentar uns joguinhos da Netflix direto na TV, nos dispositivos de TV conectados e na web lá do Netflix.com.

O Mike Verdu, aquele VP de jogos da Netflix, soltou um papo lá no blog deles dizendo que é um “teste beta limitado” e só pra um “grupo seleto de membros”. Ou seja, nem todos os abençoados assinantes lá do Canadá e Reino Unido vão poder jogar logo de cara. Mas olha só, mesmo que seja um começo modesto, isso pode ser uma virada gigante pros planos de jogos da Netflix.

Lá em novembro de 2021, a Netflix soltou sua cartada de jogos pra celular, de graça, só pra quem é assinante, é claro. Até agora, só dava pra jogar essas belezinhas no iOS e Android. Só que agora, com essa ideia de jogar na TV e no navegador através da tal da nuvem, a coisa fica boa mesmo, porque aí você vai poder curtir os jogos da Netflix em um monte de lugar, sem contar que a Netflix vai entrar na briga pelo seu tempo de diversão na frente da TV e do PC.

Se liga, por enquanto, os dois jogos que estão rolando são o primeiro Oxenfree (aquele da Night School Studio, que agora é da Netflix) e um jogo novo chamado Molehew’s Mining Adventure, que o Verdu definiu como um “joguinho de fliperama de mineração de gemas”.

Pra jogar na TV, a parada é maneira: você vai usar o seu smartphone como controle. No Android, o controle vai estar lá no app da Netflix, e no iOS, cê vai precisar baixar um app especial pra isso, segundo a Chrissy Kelleher, que é porta-voz e mandou a real lá pro pessoal do The Verge. (Sim, aquele app que apareceu do nada na App Store semana passada.) E se você estiver jogando na web, aí é só partir pra cima com mouse e teclado.

E olha só quem são as estrelas que estão no time dos dispositivos que vão botar pra rodar os jogos da Netflix:

  • Amazon Fire TV, esses aparelhos pra transmitir mídia
  • Chromecast com Google TV
  • TVs da LG
  • Nvidia Shield TV
  • Dispositivos e TVs Roku
  • Smart TVs Samsung
  • Walmart Onn

E o Verdu garante que logo, logo vão adicionar mais aparelhos nessa lista.

Ah, óbvio que eu não tive a chance de testar esses jogos da Netflix ainda, então não posso garantir qual é que é jogar eles de verdade. Mas pensando na expertise da Netflix em streaming de vídeo, aposto que a coisa rola de boas. Agora, se der algum problema de conexão, aí a coisa pode ser mais chata jogando um game do que quando você tá naquela maratona de Stranger Things.

Mas ó, mesmo se der uma embolada, acho que a Netflix tá tranquila com isso; tá começando de mansinho pra poder ajustar qualquer pepino inicial. E já que a Netflix vê essa parada de jogos na nuvem como um “plus”, mais perto da pegada da Microsoft do que da tentativa furada do Google com o Stadia, eu aposto que não precisa que tudo funcione perfeitinho desde o começo. Quem assina a Netflix sempre pode cair de volta pros 70 joguinhos de celular, se quiser dar um tempo nos jogos na TV e na web.